Blog

Entenda os impactos do Mundo 4.0 em sua vida

Entenda os impactos do Mundo 4.0 em sua vida

Marketing 4.0, Indústria, 4.0, Logística 4.0, RH 4.0 e por aí vai. Parece até modinha, mas não é. Cada segmento que adotou a sigla 4.0 está indicando de fato a sua entrada numa quarta fase de sua existência, uma fase relacionada ao incremento de altas tecnologias e conexão.

O mundo altamente conectado e tecnológico tem feito divisões cada vez mais claras entre as pessoas e profissionais: aqueles que estão conectados e sabem usar a tecnologia daqueles não estão e não sabem. Este é o Mundo 4.0, do qual quero compartilhar com você em maiores detalhes.

A sociedade e a história

Aprendemos na escola as fases históricas da civilização humana neste planeta:

  • Pré-História (8000 a.C.) – surgimento da humanidade
  • Antiguidade (4000 a.C. – 476 d.C.) – queda do Imperio Romano
  • Idade Média (476 – 1453) – tomada de Constantinopla
  • Idade Moderna (1453 – 1789) – Revolução Francesa
  • Idade Contemporânea (1789  – dias atuais)

Entre a Revolução Francesa (1789) e os anos de 1820 e 1840 aconteceu a Primeira Revolução Industrial, um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII.

O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX, levando a substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.

Poucos anos à frente, quase no final do século XIX (por volta de 1900), cai a livre concorrência e o capitalismo se torna monopolista, colocando o poder de produção nas mãos de alguns indústrias e países, o que foi classificado como a Segunda Revolução Industrial(indústria 2.0).

Por volta de 1950, com o advento da eletrônica, houve um boom tecnológico, permitindo o desenvolvimento da informática e da automação nas indústrias. Esta nova fase de descobertas foi chamada de Terceira Revolução Industrial (indústria 3.0).

Em meio ao século XX a indústria já tinha atingido o seu estágio 3.0, mas ainda nenhum sinal da formulação dos conceitos de Marketing, embora claramente já existiam.

Marketing

Somente em 1967 que Philip Kotler, conhecido como o pai do Marketing, publicou o seu livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, que consideramos como os primeiros conceitos do Marketing 1.0:

  • Foco no Produto
  • 4Ps: produto, preço, promoção e praça (distribuição)

Na sua versão 1.0, o Marketing tinha o objetivo de padronizar os produtos e eliminar desperdícios otimizando seus processos para poder oferecer um preço acessível ao maior número de pessoas possível.

Sua versão 2.0 surgiu por volta de 1980, no início da era da informação, onde os consumidores são bem informados e encontram várias ofertas de produtos muito semelhantes.

Com o acesso às informações, o consumidor passou a ter a possibilidade de comparar preços, marcas e buscar os produtos que melhor atendessem às suas necessidades.

Suas principais características foram:

  • Foco no consumidor
  • Surgimento do conceito de qualidade como diferencial

Em 2010 Kotler lançou a sua versão 3.0 do Marketing, focado em valores, onde ao invés das pessoas serem tratadas como meros consumidores, elas são tratadas como seres humanos plenos, com mente, coração e espírito.

O objetivo desta fase é oferecer soluções para os desejos da sociedade, tratando cada cliente como ser humano pleno (mente, coração e espírito) disposto a viver experiências e não mais somente consumir um produto ou serviço.

Três conceitos influenciaram o Marketing 3.0:

  • Expansão das mídias sociais (participação)
  • Diferentes culturas, economias e ambientes (globalização)
  • Autorrealização das pessoas (sociedade criativa)

No final de 2016 Kotler, em conjunto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançam o livro Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital, e detectam que a disseminação da tecnologia para as mais diversas classes sociais somada a alta conectividade das pessoas em qualquer lugar do planeta, mudou o comportamento do consumidor, obrigando os profissionais de Marketing a se adequarem.

Philip Kotler – Marketing 4.0

Agora, antes de comprarmos um produto, entramos na internet para conferir a opinião de outras pessoas, além de amigos e familiares. Um consumidor influencia o outro com a experiência que teve do produto e com a marca e, por isso, são considerados reais “advogados” da marca.

No Mundo 4.0 fica claro que a relação com o cliente não acaba quando a venda é realizada, muito pelo contrário, o processo de vendas começa antes da venda propriamente dita e continua após a aquisição do produto ou serviços, através de um atendimento que visa fidelizar e transformar os clientes em seus fãs.

4Ps, 4Cs, 5As…o Marketing entrou em uma nova era…a era Digital

Com a chegada do Marketing Digital, os tão famosos 4Ps não morreram, mas ganharam novos companheiros, os 4Cs:

  • Co-creation (co-criação)
  • Currency (moeda)
  • Communal ativation (ativação comunitária)
  • Conversation (interação, conversas)

Além disso, a relação com o consumidor trouxe novas siglas para esta receita digital, os 5As, que substituem o processo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) de Derek Rucker:

  • Assimilação (exposição passiva à produtos e marcas)
  • Atração (processamento e interesse por produtos e marcas)
  • Arguição (pesquisar experiência com amigos e familiares)
  • Ação (decidir pela compra)
  • Apologia (continuar interagindo com a marca, protegendo-a ou criticando-a)

Isto nos mostra que a tecnologia avançada e altas velocidades de conexão mudaram profundamente as pessoas, a sociedade, as empresas e a forma como interagem uns com os outros.

Indústria 4.0, Logística 4.0 e RH 4.0

A grande evolução tecnológica que estamos vivendo, atingido todo o planeta e classe sociais fez com que os demais setores produtivos ou da relação humana também acompanhassem estas transformações.

Na Indústria 4.0, por exemplo, as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura a partir de Sistemas Cyberfísicos, Internet das Coisas (IoT) e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

O impacto das inovações tecnológicas e conectividade também afetaram o segmento logístico, altamente dependente e impactado pela Indústria 4.0.

Logística 4.0 representa uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações.

Um ótimo exemplo destas mudanças foram os testes da Amazon através de seu sistema de entregas por drones no Reino Unido, um processo altamente automatizado, com baixa interação humana.

Drones Amazon

E por falar em humanos, as novas evoluções tecnológicas impõem novas demandas para os recrutadores e gestores de recursos humanos.

Muitas atividades do setor de RH já são feitas em nuvem, como registro de ponto online, controle da folha de pagamento e canais de comunicação, por exemplo. Mas ainda há espaço outras ações, como contratos de trabalho e homologação de rescisões passarem para a nuvem.

Te apresento o Mundo 4.0

Entendeu o que está no centro de tudo?

A inovação tecnológica aliada a alta conectividade tem revolucionado nosso estilo de vida, a forma como nos relacionamos e como trabalhamos.

No Mundo 4.0, a automação da indústria é o principal pilar da Quarta Revolução Industrial, pois ainda há muito espaço para substituir processos manuais por maquinais.

Automação por meio de sistemas ciberfísicos, onde processos digitais e máquinas tomam decisões em conjunto entre si e com seres humanos são cada vez mais comuns no Mundo 4.0.

A computação na nuvem, inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e conexões cada vez mais altas com possibilidade de serem utilizadas de modo fixo ou móvel são as tecnologias que tem mudado as pessoas, o mundo corporativo, a sociedade e as relações humanas.

E como isso afeta minha vida?

Praticamente não há mais separação de vida pessoal da vida profissional. Tudo o que você registra nas redes sociais se tornam insumos para a sua avaliação no ambiente de trabalho, para sua avaliação para ser contratado, para sua avaliação como prestador de serviços, empreendedor, etc.

No Mundo 4.0 pessoas não se relacionam mais com coisas, com empresas, com produtos, serviços ou marcas. A relação é de pessoa para pessoa. Obviamente que continuaremos a comprar e consumir produtos e serviços de marcas, mas faremos isso daqueles que mostrarem interesse em resolver um problema, aplacar uma dor ou gerar satisfação de forma genuína.

Por genuíno é ter e demonstrar interesse nas pessoas, não por uma porção do dinheiro que carregam na carteira.

Não basta atrair os consumidores para dentro de um funil, levá-los a realizar uma ação e depois esquecê-los.

Funil de Marketing

O relacionamento é contínuo e não tem fim. As empresas não podem mais olhar para seu público-alvo como fontes de renda para obtenção de lucro. Terão sucesso aquelas empresas e empreendedores que se preocuparem com uma jornada de experiência do cliente muito mais ampla e extensa, abrangendo todas as possíveis áreas de contato com o consumidor.

E não apenas os pontos de contato, mas todas as demais áreas com responsabilidade de dar suporte para as áreas de contato são potenciais geradores de excelência ou de atrito.

Por exemplo, uma área de Supply que não zela pela qualidade dos insumos por tabela afetará o processo de produção, gerando potenciais produtos defeituosos ou com qualidade contestável, sem percebido pelo cliente depois da compra. Isso irá gerar a necessidade de reclamação e se as áreas de atendimento não estiverem em linha com a visão de excelência, toda uma estratégia é jogada no lixo por uma falha que começou na aquisição de matéria-prima.

Isso vai parar nas redes sociais e de forma exponencial uma mancha negativa gigantesca se forma e os esforços para recuperar a confiança do consumidor será muito maior do que tê-lo conquistado pela primeira vez.

Ou você está dentro, ou está fora!

Ninguém escapa da revolução que está acontecendo em todo o mundo. Até os vovôs e vovós precisam estar conectados se quiserem acompanhar mais de perto os seus netos, que já nascem aprendendo que o seu dedo indicador numa tela de celular ou tablet encurta distâncias e os leva para onde quiserem virtualmente.

Nas empresas o virtual é realidade. Home office não é mais um requinte, mas uma necessidade para redução de custos, otimização do tempo e agilidade. Os métodos são ágeis, gerando produtos e serviços minimamente viáveis para que os consumidores apontem o que querem. Não existe mais espaço para empresas empurrarem o que acham que os seus clientes querem.

Qualidade? Não é mais diferencial, masobrigação!

Pessoas e empresas tem uma única chance de causar uma boa impressão. Se desperdiçarem irão para o final da fila para, sabe lá quando, ter a chance novamente de tentar causar uma nova boa impressão.

Quer participar do Mundo 4.0 e não sabe como?

Fale com a Pecix Soluções e descubra como podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *